Instituto Guaicuy

Em acordo firmado com o TST, Vale reconhece nascituros pela primeira vez  2za4m

7 de maio, 2025, por Laura de Las Casas 2nl57

No dia 30 de abril de 2025, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) homologou em Brasília um acordo entre a mineradora Vale e os familiares das  272  vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em 219. A finalidade é garantir o pagamento de indenizações referentes ao chamado “dano-morte”, que consiste na reparação financeira pela perda de entes queridos causada pelo desastre-crime. 

Esta foi a primeira vez que a mineradora considerou, nas negociações, a existências de dois nascituros que eram gestados por mulheres que faleceram no episódio. Também foram incluídas  pessoas que não tinham relação jurídica com a empresa, como moradores das comunidades ao redor, funcionários das pousadas e turistas que circulavam pela região no dia do rompimento.  

Segundo o ministro do TST Maurício Godinho Delgado, a conciliação vai encerrar 24 processos individuais, dois processos coletivos e um processo estrutural. Até julho de 2026, os herdeiros que não tenham aderido ao acordo ainda poderão fazê-lo. A contou com a presença de familiares das vítimas, além de autoridades do judiciário e representantes da Vale S.A.

Segundo Nayara Porto, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Brumadinho (Avabrum), o objetivo maior da associação sempre foi o reconhecimento de todas as vítimas atingidas pelo rompimento, incluindo os nascituros.  “A gente tem uma alegria de ter conquistado mais essa vitória, mas não é algo que vai acalentar os nossos corações, porque dinheiro nenhum vai trazer os nossos de volta. A gente quer justiça, quer que os responsáveis sejam presos”, pontuou. 

Crédito da imagem:  Vinícius Mendonça/Ibama

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! 522c6a

O que você achou deste conteúdo? Cancelar resposta 4o4b2i

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter 5lg10

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!