Instituto Guaicuy

“Estão querendo nos calar”: pessoas atingidas pela Vale defendem a permanência de suas Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) 72o1j

21 de março, 2023, por Instituto Guaicuy 383j17

Nos últimos dias, pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale têm compartilhado depoimentos e sentimentos diante da possível inviabilização do trabalho de suas Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) – Guaicuy, Aedas e Nacab. Este direito, que foi conquistado pelas comunidades, como fruto de muita luta e mobilização popular, está sendo ameaçado. 

Assista ao vídeo com depoimentos das pessoas atingidas em defesa da permanência das ATIs: 25o24

Na última quinta-feira (16/03), pessoas de comunidades atingidas das Regiões 4 e 5, que fazem parte dos dez municípios assessorados pelo Guaicuy, participaram do 9º Fórum Regional, e reforçaram a defesa da permanência de suas ATIs, como forma de e à garantia de seus direitos: “Quem vai nos informar?”, “Estão querendo nos calar”, “Alguém de nós tem condição de arcar com advogado para competir com a Vale?”. Essas foram algumas das falas.

O encontro ocorreu de forma virtual e informou as comunidades sobre o possível corte de 48% no orçamento das ATIs, determinado na semana ada pelas instituições de Justiça. 

O Instituto Guaicuy segue em luta. O Manifesto pelo direito à Assessoria Técnica Independente, publicado na última sexta-feira, já recolheu mais de 3.500 s.

Assine o manifesto

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! 522c6a

O que você achou deste conteúdo? Cancelar resposta 4o4b2i

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter 5lg10

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!