A Comissão Formosa organizou, no dia 11 de janeiro, a quinta edição da sua Feira Comunitária. No evento, a Comissão e os feirantes locais buscam fomentar a economia popular por meio da integração comunitária, de maneira autônoma. A Comissão é formada pelas pessoas atingidas das comunidades de Forquilha do Cabral e de Morrinhos, no município de Três Marias.
Mesmo com as fortes chuvas e com a dificuldade de o pelas estradas, 53 pessoas participaram da Feira e 18 feirantes venderam seus produtos, entre alimentos, vestuário, artesanato e brinquedos. Em espaços como esse é possível realizar trocas de saberes e experiências entre os moradores e visitantes.
Imagem de Hebiene Silva – Guaicuy
A Comissão Formosa está aplicando estratégias que buscam auxiliar os feirantes a compreenderem suas práticas e suas dificuldades, procurando melhorar a Feira. Com apoio do Instituto Guaicuy, foi aplicado um questionário aos feirantes e uma pesquisa de avaliação para os consumidores. Também foi utilizada uma caixa de sugestão e críticas.
“Fomentar a organização popular e o desenvolvimento local é um dos objetivos da Comissão Formosa, que pretende continuar realizando atividades assim com os feirantes. O projeto pode ser pensado, inclusive, no âmbito do Anexo 1.1 do Acordo Judicial de Reparação”, afirma Hebiene Silva, do Instituto Guaicuy. O Anexo 1.1 destina R$ 3 bilhões para projetos de demandas das comunidades atingidas pelo desastre-crime da Vale e para linhas de crédito e microcrédito.
Excelente!! Parabéns pela união dos feirantes e da comunidade. A feira acontece uma vez por mês? Gostaria de levar meu pai. Adoro feiras. Sou natural de Três Marias, aposentei e voltei pra minha cidade!!! Sucesso e Gratidão!!!
Olá! Obrigado pelo comentário. A feira acontece mensalmente, normalmente no segundo sábado do mês. Só que em fevereiro a Comissão está avaliando fazer no final do mês por conta do Carnaval. No mais, a Comissão sempre divulga a feira nos grupos de Whatsapp da comunidade.
Muito bom e estimulante…perseverar e ter visão de futuro..pensar grande e alto nível! Temos e, obrigado guaicuy!