👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.
Aliliane Veríssimo, Eliana Marques, Marina Oliveira e Danilo Borum-Kren. Quatro pessoas atingidas por barragens de rejeito de minério, quatro referências comunitárias que levantam suas vozes em defesa de seus territórios e direitos, que têm sido sistematicamente violados pela mineração predatória. São essas referências comunitárias de diferentes localidades que, mais uma vez, fazem ecoar o grito por participação popular na luta pela reparação integral dos danos causados pela Vale. Desta vez, num apelo pelo direito das pessoas atingidas à manutenção da Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira. Você confere isso, e muito mais, no vídeo produzido por nós, do Instituto Guaicuy.
Assine o Manifesto pelo direito à Assessoria Técnica Independente no distrito de Antônio Pereira
No dia 24 de março, a Caravana Interministerial do Governo Federal esteve em Mariana para dialogar com as comunidades atingidas pela barragem de Fundão sobre as responsabilidades e compromissos firmados no acordo de repactuação para a reparação dos danos causados pelo desastre-crime da Samarco, Vale e BHP.
Entre falas potentes e reivindicações legítimas de pessoas atingidas de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, zona rural de Mariana, Barra Longa e Acaiaca, destaca-se o apelo da população de Antônio Pereira. Por nove anos o distrito teve o seu reconhecimento como comunidade atingida negado e, agora, reivindica Cadastro e Assessoria Técnica Independente para ter o aos direitos reconhecidos na repactuação.
Além disso, diante dos danos causados à saúde física e mental decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, uma demanda muito concreta foi apresentada à Caravana Técnica do Governo Federal: a construção de um Hospital Público na região.
e a cartilha “Novo Acordo Rio Doce”
Na próxima quinta, dia 3 de abril, às 15h, acontece a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Monumento Natural Municipal Gruta Nossa Senhora da Lapa. O objetivo do encontro é discutir o pedido de aprovação da abertura de empreendimento minerário, da Leão de Ferro Mineração, na Zona de Amortecimento, ou seja, nos arredores da gruta, que é um importante monumento da comunidade.
A reunião será no Salão da Igreja de Nossa Senhora das Mercês de Antônio Pereira, que fica na Rua das Mercês, nº 8, em Antônio Pereira.
🙋🏽🙋🏻♂️🙋🏽♀️ A reunião é aberta e pública. Participe!
Nós, do Instituto Guaicuy, ao lado de pessoas atingidas de Antônio Pereira, participamos, na tarde da última quarta-feira, dia 26/3, do evento “A MINERAÇÃO COMO ELA É! Perspectivas socioambientais, dos trabalhadores, das cidades e do país”. O evento, que é uma iniciativa de professoras/es da Escola de Minas da UFOP, contou com falas importantes de pessoas como Bruno Teixeira, diretor do Sindicato Metabase Inconfidentes, Letícia Oliveira, coordenadora nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Ronald Guerra, vice-presidente do Instituto Guaicuy e Ana Carla Cota, geóloga e integrante da Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira.
Na ocasião, foi exibido o documentário “Quanto Vale o que não tem preço?”, produzido por nós, do Instituto Guaicuy, junto às pessoas removidas da Zona de Autossalvamento de Antônio Pereira. Foi ainda aberta uma reflexão sobre o modelo predatório da mineração, que toca especialmente no caráter ético da formação dos estudantes, que serão os futuros gestores e engenheiros nas empresas mineradoras.
📲 O telefone para falar com o Acolhimento Digital do Instituto Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para [email protected].
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo? Cancelar resposta 4o4b2i