Em 7 de maio, a Câmara de Vereadores de Felixlândia organizou uma Audiência Pública para debater a pavimentação da estrada AMG 930, que liga a BR 040 ao distrito de São José do Buriti. Demanda histórica da comunidade, o asfaltamento foi a obra mais votada do município na Consulta Popular do Anexo 1.3 – pedaço do Acordo Judicial de Reparação dos danos causados pela Vale que prevê investimento em políticas públicas.
A audiência ocorreu em São José do Buriti e contou com a presença de quase cem pessoas, a maioria delas moradores das comunidades que compõem o distrito. As diversas Comissões de Pessoas Atingidas da região se fizeram presentes e, ao final dos debates, entregaram uma carta sobre a pavimentação ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), ao Comitê Pró Brumadinho, à Prefeitura Municipal de Felixlândia e à Câmara Municipal de Felixlândia.
Participaram da audiência representantes da empresa responsável pela obra, da empresa contratada para auditar a obra, da prefeitura de Felixlândia, do DER/MG e do Instituto Guaicuy – que atua como Assessoria Técnica Independente (ATI) das pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale. Também marcou presença o procurador Carlos Bruno Ferreira da Silva, do Ministério Público Federal (MPF), uma das Instituições de Justiça responsável pelo Acordo de Reparação.
A pavimentação começou em setembro de 2024. A previsão de entrega da obra é para meados de 2026 e o valor destinado à pavimentação é de cerca de R$67 milhões.
O que você achou deste conteúdo? Cancelar resposta 4o4b2i